Órgão sugeriu a operadoras de telefonia, bancos e plataformas digitais de aplicativos a criação de uma central de emergência para consumidores notificarem crimes
Por Redação
A Fundação Procon-SP divulgou orientações para consumidores sobre como apagar o dispositivo celular a fim de se proteger de fraudes bancárias. O comunicado veio a público após série de casos de furto e roubo de smartphones para a realização de golpes conhecidos como "limpa-contas", divulgada pela imprensa nos últimos dias.
Segundo o órgão, ações imediatas de precaução podem evitar transferências bancárias, empréstimos e outras transações em nome da vítima que tem o aparelho furtado ou roubado. A principal delas é apagar o dispositivo para impedir que o criminoso tenha acesso às informações pessoais.
Clientes de smartphones com sistema Android devem buscar imediatamente um computador ou celular disponível e acessar o site android.com/find. Em seguida, é necessário informar login e senha (conta do Google) e clicar na opção "Limpar Dispositivo".
Se a plataforma usada for IOS, o site a ser acessado é o icloud.com. Na sequência, também serão solicitados ID e senha (conta da Apple). O consumidor deve selecionar a opção "Buscar iPhone" e, depois, "Apagar iPhone".
Um vídeo explicativo está disponível no canal do YouTube do órgão com as orientações.
Com o aumento de casos de roubo e furto de celular para golpes bancários, o Procon-SP se reuniu com operadoras de telefonia móvel, bancos e plataformas digitais (Google e Apple) para estabelecer novas medidas de segurança. Ficou definido que, em breve, será criada uma central de emergência para atender aos clientes vítimas de criminosos com a maior rapidez possível.
GOLPES BANCÁRIOS
Nos últimos dias, casos de furtos de celulares seguidos de fraudes bancárias em São Paulo foram relatados pela imprensa. Os criminosos conseguiram invadir aplicativos e limpar as contas bancárias das vítimas em menos de duas horas. Uma das vítimas foi o vereador Marlon Luz (Patriotas), que teve o smartphone roubado no trânsito no último dia 19. Ele teve prejuízo de R$ 67 mil, subtraídos de duas contas bancárias ligadas a aplicativos instalados no aparelho.
SEGURANÇA
Especialistas recomendam alguns procedimentos para aumentar a segurança dos clientes que usam celular.
> Diminua o tempo de bloqueio automático da tela;
> Desative o conteúdo de notificações por SMS na tela de bloqueio;
> Ative o bloqueio por PIN do SIM Card (chip)
> Também é importante registrar Boletim de Ocorrência em caso de furto ou roubo, além de bloqueio do IMEI junto à operadora de telefonia.